Coronavírus pode ser transmitido por sexo?

Coronavírus pode ser transmitido por sexo?

22 de março de 2020 0 Por Equipe Gatavirtual

Em meio a muitas dúvidas, pânico e fake news saiba quais são os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo Covid-19

O mundo está em alerta com o avanço do novo coronavírus. A doença, nomeada pela Organização Mundial de Saúde como Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) e popularmente conhecida como Covid-19, surgiu em dezembro do ano passado, na China, e já registra mais de 245 mil pessoas infectadas pelo mundo, das quais mais de 10 mil morreram.

No Brasil, no entanto, são mais de seis mil casos suspeitos, mais de 1.500 confirmados em 23 estados e no Distrito Federal e 25 mortes, 22 em São Paulo e três no Rio de Janeiro.

Dúvidas e desinformação

A nova pandemia se espalhou rapidamente pelo mundo e assustou muita gente devido a sua alta transmissibilidade, gerando pânico, dúvidas, mudanças no ritmo e estilo de vida e, ao mesmo tempo, um grande volume de informações sobre o vírus, muitas delas falsas, as famosas fake news.

Não há no momento um tratamento específico ou vacina para o novo coronavírus, por outro lado há formas de se prevenir e, principalmente, de não espalhar o vírus para outras pessoas, caso esteja infectado, por exemplo.

A higienização das mãos com água e sabão e o uso frequente de álcool gel são os cuidados básicos para ajudar a diminuir a propagação do Covid-19, da mesma forma que o distanciamento social, evitando aglomerações, abraços, apertos de mão, beijos e proximidade física.

As medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, apesar de claras, geraram muitas dúvidas e desinformação a respeito da doença. Entre elas:

Coronavírus pode ser transmitido por sexo?

Outros coronavírus tipicamente não são transmissíveis por relações sexuais, já que não se tratam de uma IST (infecção sexualmente transmissível), não havendo comprovação científica do vírus ser transmitido por secreção vaginal ou sêmen.

Entretanto, há outros “poréns”.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, no dia 19 deste mês, o virologista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Amílcar Tanuri, afirmou que acima de tudo sexo envolve grande contato íntimo e proximidade física, o que já poderia ser suficiente para a transmissão do vírus.

Já o infectologista João Prats, do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em entrevista ao portal Catraca Livre, também no dia 19 deste mês,por exemplo, disse que pessoas com a suspeita do vírus não devem ter relação próxima com pessoas saudáveis. “Se os dois estão saudáveis, não vejo problema algum. Só lembrando que se um desenvolver sintomas, o ideal é afastar-se do outro até que os sintomas melhorem completamente, por pelo menos uma semana, para ficar tranquilo”.

Antes de tudo, neste momento, o ideal é tomar os mesmos cuidados que são adotados para evitar outras gripes e resfriados, assim como doenças sexualmente transmissíveis.

Por fim, você também pode soltar a criatividade e inovar . Que tal preparar um vídeo erótico cheio de caras e bocas, poses e apelos? Além de apimentar a relação, seja ela real ou virtual, você evita o contato com outras pessoas, colaborando para que não haja a propagação do novo vírus.

Portando, como se prevenir do Covid-19?

  • Antes de mais nada, lave as mãos constantemente com água e sabão é uma das principais formas de prevenção. Lave as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas.
  • Use álcool 70 ou álcool em gel para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca.
  • Ao tossir ou espirrar, leve o rosto à parte interna do cotovelo.
  • Evite multidões, ambiente com mais de 10 pessoas ou locais com suspeita de casos de coronavírus.
  • Evite tocar boca, nariz e olhos antes de higienizar as mãos.
  • Mantenha distância pelo menos um metro de pessoas espirrando ou tossindo.
  • Limpar com álcool objetos tocados frequentemente. Por exemplo, o aparelho de celular.
  • Utilize água e sabão, álcool, desinfetante ou água sanitária para higienizar superfícies.
  • Evite cumprimentar com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando.
  • Use máscara apenas se apresentar algum sintoma ou se for profissional da área da saúde. Em contrapartida, o uso é dispensável (veja abaixo os principais sintomas do Covid-19).
  • Evite sair de casa, caso apresente algum sintoma de gripe.
  • Utilize lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo.

Como diferenciar os sintomas do novo coronavírus de uma gripe normal, resfriado ou rinite?

Os indícios do vírus SARS-CoV-2 são semelhantes aos de uma gripe comum.

A infecção respiratória começa com sintomas como febre e tosse seca, mas, posteriormente, os infectados podem apresentar fadiga, dificuldade de respirar, dor de garganta, dor de cabeça e diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas devem ser monitorados e, caso continuem leves, devem ser tratados em casa.

Gripes, geralmente, costumam durar de três a cinco dias, e, normalmente, são as únicas que provocam dores musculares. Os resfriados são ainda mais amenos e, geralmente, apresentam sintomas apenas respiratórios, como coriza, congestão nasal, tosse e dor de garganta.

Afinal, se estiver com os sintomas, devo ir ao hospital ou não?

Devem procurar atendimento médico apenas pessoas que apresentarem os sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, respiração curta, assim como falta de oxigenação. Neste caso, é recomendável o uso imediato de máscara.

Pessoas idosas, diabéticos, hipertensos, portadores de doença respiratória crônica, doenças cardiovasculares e insuficiência renal crônica, os populares grupos de risco, têm um risco maior de desenvolver um quadro grave de Covid-19, portanto devem procurar orientação médica caso os sintomas se agravem.

Verdade ou mentira Coronavírus ?

  • Tomar vitamina C combate o coronavírus – MENTIRA.
  • Tomar banho quente pode prevenir o contágio – MENTIRA.
  • O novo coronavírus sobrevive ao calor e morre após 30 minutos de sauna – MENTIRA.
  • O Covid-19 apresenta risco de morte – VERDADE.
  • Aposentadoria de idosos que saírem as ruas durante a pandemia será cortada – MENTIRA.
  • A Ambev está distribuindo álcool em gel gratuitamente para a população – MENTIRA.
  • Existe vacina para o novo coronavírus – MENTIRA.
  • Existe vacina para o coronavírus para cães – VERDADE. A vacina não é destinada para tratar esse novo vírus e não pode ser aplicada em humanos.
  • Animais podem contrair ou transmitir o novo coronavírus – MENTIRA. Até o momento não há evidências de que animais domésticos estejam adoecendo pelo novo Covid-19 e nem que sejam capazes de propagar o vírus.
  • Produtos importados da China podem conter novo coronavírus – MENTIRA.
  • A vacina da gripe ajuda prevenir o Covid-19 – MENTIRA.
  • Após ser contaminado pela doença e curado, o organismo cria imunidade ao vírus –  MENTIRA. Até o momento não há nada comprovado.
  • A confirmação da contaminação é feita por exame de sangue – MENTIRA. O exame é feito apenas em hospitais. São coletadas secreções respiratórias das narinas e da garganta, com o auxílio de um coletor semelhante a um cotonete, que são submetidas a exames laboratoriais por fim.
Summary
Article Name
Coronavírus pode ser transmitido por sexo?
Description
m meio a muitas dúvidas, pânico e fake news saiba quais são os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo Covid-19